gamedesire

O CSimCFN

        O Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) teve sua origem no início da década de 90 a bordo do antigo Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Fuzileiros Navais (CAOCFN). Na época os então Instrutores CT (FN) Gilberto e CT(FN) Zuccaro, criaram os modelos matemáticos que possibilitaram simular um Jogo de Guerra com a intenção de testar o planejamento dos alunos e, caso errassem, poderiam mostrar as alternativas possíveis de serem adotadas.
        O primeiro teste ocorreu em 1991 e, apesar das limitações, alcançou êxito em seu objetivo, trazendo assim a prova de conceito de que a simulação de jogo de guerra funcionava como ferramenta de ensino no trabalho de Estado Maior. Com o sucesso da simulação, uma nova página no CFN foi escrita, e o simulador ficou conhecido como Sistema de Jogos Didáticos (SJD). Com a notícia da bem-sucedida simulação, autoridades visitaram o CIASC para ver como o SJD possibilitava o adestramento das células de Estado Maior dos alunos.
        Com o passar do tempo, novas demandas surgiram e buscou-se aperfeiçoar a ferramenta.  Nesse contexto, em 1998, após uma reavaliação do emprego desta ferramenta que se deu a partir de testes iniciados em 1996, foi celebrado um contrato de consultoria externa com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que conta em sua organização com o grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (TecGraf). Desta parceria, surgiu uma nova versão do Sistema de Jogos Didáticos.
        O emprego do SJD começou a crescer de importância no CFN até que em 2004 foi empregado em uma grande operação combinada, patrocinada pelo Ministério da Defesa e realizada no Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval. Desta forma, era possível realizar operações simuladas com projeção de poder do componente terrestre.
        Até 2012 a parceria com o TecGraf se manteve e o modelo de parceria permitiu, além do desenvolvimento do SJD, a transferência de conhecimento sobretudo relativo ao sistema. O fato de oficiais terem realizado o mestrado em informática, na linha de pesquisa em computação gráfica na PUC-Rio imersos no código do sistema permitiu que, com o fim do contrato, o CFN pudesse ainda nos dias atuais ter o SJD em pleno funcionamento.
        De 2012 até os dias atuais, o SJD não só se manteve, como também teve pequenas melhorias implementadas pelos próprios militares do CIASC. As cartas utilizadas no sistema que antes eram produzidas por empresas contratadas, passaram a ser confeccionadas no CJD, o processo de montagem do servidor que só era realizado pela PUC, em 2017 já pode ser feito nas dependências do CIASC, bem como desenvolvimento de pequenos módulos úteis para o sistema, correções de bugs, alterações no banco de dados e até mesmo no game engine.
       Em 2018, na busca para acompanhar a evolução dos simuladores relacionados às atividades de ensino e treinamento militar, o CJD passou a ser o Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais. Além da manutenção do emprego da simulação construtiva (realizada por meio do SJD), o CSimCFN passou a contar com um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores e iniciou a retomada da parceria com o TecGraf para um desenvolvimento conjunto de um protótipo de simulador virtual para blindados.
        A nova estrutura do CSimCFN permitirá ao CFN fomentar pesquisa, desenvolver e manter de forma sustentável os simuladores construtivos, vivos e virtuais do CFN, além de sistematizar o emprego da simulação em prol das atividades de ensino e treinamento dos nossos militares
 
gamedesire Mapa do site