TeenPatti

CONCEITO BÁSICO DE OPERAÇÃO ANFÍBIA

 

          A Operação Anfíbia (OpAnf) é uma operação naval lançada do mar, por uma Força-Tarefa Anfíbia (ForTarAnf), sobre região litorânea hostil, potencialmente hostil ou mesmo permissiva, com o propósito principal de introduzir uma Força de Desembarque (ForDbq) em terra para cumprir missões designadas. Esta operação comporta geralmente as modalidades: assalto anfíbio,demonstração anfíbia,incursão anfíbia,projeção anfíbia eretirada anfíbia.

 

a) Assalto Anfíbio

          É a modalidade mais completa de OpAnf, que se refere a um ataque lançado do mar para, mediante um desembarque, estabelecer uma ForDbq em terra.

 

b) Demonstração Anfíbia

          A demonstração anfíbia compreende a aproximação ao território inimigo por forças navais, inclusive com meios que caracterizam uma OpAnf, sem o efetivo desembarque de tropas.

 

c)Incursão Anfíbia

          A incursão anfíbia compreende uma rápida penetração ou a ocupação temporária de um objetivoem região litorânea hostil ou potencialmente hostil, seguida de uma retirada planejada (sua principal característica).

 

d) Projeção Anfíbia

          A projeção anfíbia utiliza-se das capacidades intrínsecas do conjugado anfíbio para introduzir em área de interesse, a partir do mar, meios para cumprir tarefas diversas em apoio a operações de guerra naval ou relacionadas, dentre outras contingências, com a prevenção de conflitos e a distensão de crises. É, também, apropriada para a condução de atividades de emprego limitado da força e benignas, tais como Operação de Evacuação de Não Combatentes (OpENC),operações de apoio a uma Força de Paz, resposta a desastres ambientais e operação humanitária.

 

e) Retirada Anfíbia

          A retirada anfíbia consiste na retirada ordenada e coordenada de forças de uma região litorânea hostil ou potencialmente hostil, por meio de navios, embarcações ou aeronaves embarcadas.

 

 

FONTE: EMA-305 - DOUTRINA MILITAR NAVAL (DMN)

TeenPatti Mapa do site