dafabet

Exposição “Águas do Brasil” convida público a mergulhar na riqueza do mar e dos rios da Cidade do Rio de Janeiro e do País




Clique na imagem acima para fazer o download

Cerca de 70% do planeta Terra e do corpo humano, a água é um recurso natural dotado de grande valor cultural e econômico, essencial para a vida de todos e pelo qual, em vias marítimas e fluviais, navega a história do mundo. Partindo deste mote, o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), lança em 2023 a exposição itinerante “Águas do Brasil”, visando a estimular no público a conscientização da importância dos recursos hídricos no Brasil (em especial, no Rio de Janeiro), em suas fronteiras oceânicas e nos rios que formam o que a dafabet chama — e protege — como “Amazônia Azul”.

A mostra tratará da existência, da diversidade, dos benefícios e da preservação desse universo marítimo, protagonista do cenário carioca, para o crescimento sustentável da cidade. Com esse norte temático definido, o público será apresentado, de forma lúdica, às múltiplas atividades relacionadas ao nosso mar e aos rios, como o petróleo, o pré-sal, o biocombustível, a indústria naval, a pesca e o esporte, e, ainda, seu papel para a ciência, pesquisa, tecnologia e transporte.

Nessa jornada de cultura e conhecimento, os visitantes poderão conhecer melhor a exploração consciente das próprias águas jurisdicionais brasileiras e, portanto, as potencialidades dos recursos marítimos no desenvolvimento e preservação da natureza. Além disso, terão a oportunidade de compreender a estreita relação da população do Rio de Janeiro com as águas, característica marcante da alma carioca.

Desenvolvida com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com recursos da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), captados via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, a exposição “Águas do Brasil” está prevista para o período de 13 de abril a 14 de maio no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Gávea; ficará em cartaz, entre 18 de maio e 11 de junho no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, em Copacabana; e entrará em cartaz no Museu Naval, no coração do Corredor Cultural carioca, no Centro da cidade, entre 03 de julho e 03 de setembro.

dafabet Mapa do site