Fortune Mouse

image
+

O que é o NAIM (Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha)?

A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando, mas, com o passar dos anos, é importante manter o bem-estar e a saúde em dia. Pensando nisso, em 2019, foi criado o Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM), um serviço para cuidar integralmente da saúde de quem tem 60 anos ou mais e necessita de cuidados mais específicos.

+

Quem somos?

O NAIM é formado por uma equipe de profissionais (médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo) especializados na saúde do idoso. De forma integrada, o serviço proporciona qualidade de vida, previne e trata doenças que surgem nessa fase da vida.

+

Como fazer parte do NAIM?

Se você tem 60 anos ou mais, e acha que sua saúde está frágil ou apresenta algum problema específico, procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) da Policlínica mais próxima da sua residência ou converse com seu médico. Você será avaliado e, caso seja necessário, será encaminhado ao NAIM.

+

Como é o tratamento?

Os participantes do NAIM contam com diversas oficinas e grupos terapêuticos que estão agrupados de acordo com as áreas a serem estimuladas.

+

Quais são as áreas a serem estimuladas nos possíveis tratamentos?

Eixo I - Cognitivo

  • Grupo da Memória – As atividades que estimulam funções como memória, atenção e linguagem.
  • Grupo Cognitivo – Pessoas diagnosticadas com demência participam de dinâmicas com materiais que exercitam a atenção, a memória, a linguagem e a sensibilidade.
  • Grupo da Linguagem Ativa - Exercita a comunicação mais efetiva. Além disso, estimula habilidades para prevenir alterações de fala e do ato de engolir.

Eixo II - Mobilidade

  • Grupo da Mobilidade – Por meio de exercícios de mobilidade, flexibilidade, força e resistência, coordenação motora, controle do corpo e resposta aos estímulos sensoriais, promove-se a independência funcional da pessoa.
  • Passos Seguros – O objetivo é reduzir o risco de quedas dos participantes, com a mudança de seus hábitos e dos seus familiares, além de realizar exercícios que estimulem o controle da postura, treino para caminhar melhor e fortalecimento muscular.

Eixo III - Humor/Apoio

  • Grupo de mútua ajuda – É um espaço para reflexão e apoio mútuos, com atividades de socialização, expressão e inserção social. Previne o isolamento e melhora os sintomas da depressão, além de aumentar recursos psíquicos para lidar com conflitos.
  • Grupo de cuidadores – Atende às demandas dos familiares, cujos usuários apresentem complicações cognitivas que comprometam sua autonomia e independência, necessitando dos cuidados permanentes de terceiros.

Eixo IV - Sociossanitário

  • Atividades temáticas - Os participantes planejam e executam eventos para comemorar datas importantes como Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina, Dia Internacional do Idoso e Natal.
  • Palestras Educativas – São abordados temas pertinentes ao envelhecimento, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e aprendizagem de novos assuntos.

OBS: As atividades acima estão presentes em todos os NAIM, mas outras não mencionadas podem estar também disponíveis.

Compartilhe

Fortune Mouse Mapa do site