dafabet

APRESENTAÇÃO

Este guia apresenta os elementos básicos da identidade visual do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR): logotipo, cores e tipografia institucional.

A identidade visual do PROANTAR é a forma pela qual ela se apresenta para o público como seu nome é veiculado em um logotipo, quais as cores predominantes nas diversas peças de comunicação e nos ambientes, o estilo das imagens nos trabalhos e publicações, a personalidade impressa em um cartão de visita etc.

O PROANTAR é um programa de Estado cuja administração geral é de responsabilidade da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), e tem por principal objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região  antártica, garantindo ao Brasil a condição de Membro Consultivo do Tratado da Antártica, o que permite participar ativamente das discussões sobre o futuro daquele continente.

Devem ser utilizadas preferencialmente as versões de arquivo PDF e COREL disponibilizadas no website do PROANTAR. Caso necessário, podem ser reproduzidos os arquivos originais deste documento através de processo digital para preservar com segurança o  design original do logotipo e sua identidade. Quaisquer modificações e formas de utilização diferenciadas devem ser consultadas e aprovadas pelo PROANTAR. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Programa: zbranpeng.com@googlemail.com

LOGOTIPO

Este é o logotipo preferencial, ou seja, é a principal forma de apresentação do PROANTAR, e será recomendado sempre em primeira instância.

O formato circular representa o globo terrestre, cujas bordas nas cores nacionais simbolizam a presença brasileira na Antártica, refletindo a atuação das universidades, dos órgãos públicos e da iniciativa privada, dos civis e militares, neste importante Programa que garante ao Brasil o reconhecimento da comunidade antártica internacional e a participação ativa nas decisões que afetam aquele Continente. As retas em seu interior indicam a projeção dos meridianos, que convergem no ponto central – o polo sul geográfico. Os paralelos são as circunferências concêntricas a esse ponto. Sob esta projeção cartográfica encontra-se a constelação do Cruzeiro do Sul, conforme figura na Bandeira Nacional. Formada por estrelas de cinco pontas, esta constelação é usada como fator de localização e, como indica o próprio nome, seu eixo maior aponta o sentido Sul, direcionando o navegante para a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Casa do Brasil na Antártica desde 1984.

CONTORNO PARA CONSTRUÇÃO

CORES INSTITUCIONAIS

As cores institucionais são aquelas definidas para a veiculação da identidade visual do Programa - o amarelo, o azul, o branco e o vede conforme definido nas cores PANTONE abaixo, bem como as respectivas referências para materiais digitais (RGB) e impressos (CMYK).

Devem predominar tanto em materiais institucionais como promocionais.

O padrão cromático tem o objetivo de padronizar a comunicação, e a fidelidade na reprodução das cores é fundamental para a correta manutenção do logotipo. Com isso, ele ganha força na memória daqueles que com ele se relacionam, e passa a ser reconhecido por todos aqueles direta ou indiretamente envolvidos com as atividades brasileiras na Antártica.

 

Verificar a fidelidade das tonalidades comparando-as sempre com a escala Pantone Formula Guide.

 

PRETO E BRANCO

 

VARIANTES DE COR

Sempre que possível, o logotipo do PROANTAR deve ser utilizado nas versões preferenciais coloridas, uma vez que suas cores traduzem, também, a identidade do País que representa no Continente Antártico.

As variações de cor permitem a utilização do logotipo em qualquer situação, mesmo onde não é possível o uso de suas cores completas, seja por limitações, imposições técnicas ou por medida de otimização de custos. Quando veiculado sobre fundos coloridos ou imagens, devem-se preservar seu contraste e legibilidade.

As versões monocromáticas são de uso restrito.

APLICAÇÕES EM FUNDOS COLORIDOS

DIMENSÕES MÍNIMAS

Para assegurar sua legibilidade do logotipo, devem ser respeitadas as dimensões mínimas de veiculação (8 mm) em materiais gráficos.

Esta regra pode ser flexibilizada no caso de utilização em outras mídias, como websites.

Em qualquer caso, no entanto, é fundamental atentar para a perfeita visualização de todos os elementos do logotipo.

 

ÁREA DE NÃO-INTERFERÊNCIA

Para garantir o impacto visual e a legibilidade do logotipo, é preciso resguardar uma área em torno dela equivalente, no mínimo, ao dobro da espessura do círculo mais externo, de cor verde.

 

TIPOLOGIA

A tipologia institucional identifica e uniformiza os textos de peças de comunicação institucionais e promocionais do PROANTAR.

Deve ser usada a fonte Arial Black, com as suas variações proporcionais de tamanho.

 

abcdefghijkmnopqrstuvxywz&

 

ABCDEFGHJLKLMNOPQRSTUVXYWZ&

 

Arquivos para download:

dafabet Mapa do site