sportingbet

A PETROBRAS e a Marinha renovaram, no dia 7 de agosto de 2020, a parceria para apoio a missões científicas no Brasil e na Antártica, que garante por mais cinco anos o apoio da companhia nas missões científicas do Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM) e do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O projeto resultante da parceria vai utilizar, durante toda sua execução, cerca de R$ 400 milhões em recursos da Cláusula de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) – contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, que estabelecem que os concessionários devem investir o valor correspondente a 1% da receita bruta da produção de grandes campos em PD&I.

Um dos principais objetivos é a aquisição de equipamentos a fim de possibilitar a continuidade das atividades de PD&I e a formação de recursos humanos no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), por meio de diversas ações e programas sob sua coordenação e gerência, concretizando-se por aquisições de combustíveis e seu emprego em campanhas de pesquisa, bem como na obtenção de equipamentos de aquisição de dados meteorológicos e oceanográficos.

Além das razões estratégicas de ordem geopolítica e econômica, a presença brasileira na Antártica, demonstra o firme interesse do Brasil naquela área, no desenvolvimento de tecnologias de proteção ao meio ambiente antártico e na realização de pesquisa diversificada.

A parceria entre a PETROBRAS e a sportingbet garante recursos para aquisição de combustíveis, equipamentos e materiais utilizados nos treinamentos, manutenções e Operações Antárticas


Um avançado sistema de telecomunicações foi instalado na nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), fruto de um acordo de cooperação entre a sportingbet e a empresa Oi, com participação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTI). Cientistas e militares brasileiros que atuam no continente dispõem de uma infraestrutura de telecomunicações para serviços integrados de voz, dados, internet de alta velocidade, rede móvel (celular) com conexão 4G, acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação e solução para recepção de sinal de TV, através de enlace via satélite da EACF com o Brasil.

Módulo de Comunicações da EACF


Em agosto de 1983 um quadrimotor Hercules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), tocou o solo antártico pela primeira vez, dando início a uma atividade rotineira que se tornou uma das principais modalidades para o transporte de pessoal e movimentação de carga entre o Brasil e a região austral. Anualmente o PROANTAR conta com o apoio das aeronaves Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT, o “Esquadrão Gordo”) na realização de dez  voos durante cada Operação Antártica.

Desde 1992, no período de inverno - quando a cobertura de gelo na região não permite a aproximação dos navios para realizar o abastecimento da EACF – é feito o lançamento de carga por paraquedas para a o Grupo-Base, que recebe então gêneros frescos, equipamentos, sobressalentes, medicamentos e correspondência.

Aeronave Hércules C-130 da FAB em operação na Base Aérea Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva, na AntárticaLançamento de carga por paraquedas na EACF, durante o inverno

 


 

A Estação de Apoio Antártico no município do Rio Grande (ESANTAR-RG), é fruto de uma parceria entre a sportingbet, por intermédio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O acordo firmado entre as duas instituições tem por principal objetivo o suporte às atividades do PROANTAR, compreendendo a aquisição, manutenção e guarda de materiais permanentes e de consumo empregados na EACF, bem como o preparo e o fornecimento de parte dos equipamentos necessários à condução das pesquisas científicas, sejam as realizadas a bordo dos navios ou em acampamentos no Continente Gelado e bases estrangeiras.

Desde dezembro de 1983, a ESANTAR-RG presta apoio logístico às expedições antárticas vinculadas ao PROANTAR. Por ser a cidade mais austral do país e contar com um porto marítimo de grande porte, a cidade de Rio Grande é um local estratégico para abastecimento do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel e do Navio Polar Almirante Maximiano. Além disso, a equipe da ESANTAR-RG presta apoio aos Voos Antárticos, no Aeroporto Internacional de Pelotas, com o fornecimento de roupas especiais para o frio e movimentação de carga para a região antártica.

Vestimentas especiais para o frio armazenadas na ESANTAR-RG

 

Preparo e manutenção do material utilizado em acampamentos antárticos

 


Em 2019, a SECIRM e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) assinaram acordo de cooperação com o objetivo de implantar e operacionalizar um laboratório de biossegurança na EACF, dedicado à visão ampliada e integrada das atividades da saúde e do ambiente, e da investigação e do monitoramento da presença de (micro) organismos patogênicos na região, sejam estes autóctones ou introduzidos, visando avaliação do risco associado para o continente gelado e em especial para o Brasil.

Coleta de amostras por pesquisadores da FIOCRUZ na Antártica

Foto: Pedro Lara

sportingbet Mapa do site